Marina Papani Psicóloga

Ciúme: um sentimento natural ou uma armadilha emocional?

Ciúme é um sentimento conhecido de muitos casais que pode aparecer no inicio do relacionamento ou ser desencadeado por meio de uma situação embaraçosa. Em ambos os casos pode causar prejuízos ao relacionamento como falta de confiança, ausência de diálogos saudáveis, pois o que mais aparece são acusações e não abertura para conversa. A pessoa que sente ciúme e se comporta como a ciumenta da relação, pode desenvolver um quadro ansioso, de baixa autoestima e até dependência emocional. Para quem está do outro lado, pode sentir-se vigiado, inseguro e com medo de algo vire uma “prova” nas mãos do parceiro(a). 

Ou seja, para ambas as partes vivenciar o ciúme de forma exacerbada pode acarretar em consequências emocionas dolorosas.

Mas como saber se o meu ciúme é natural ou se está passando do ponto?  Aqui é importante olhar para o contexto e ver se há fatos que validem esse sentimento ou se é uma criação da nossa mente para evitar ser decepcionado e por isso vive atenta a tudo. Além de olhar para o contexto há alguns sinais que podem nós mostrar se o ciúme está se tornando uma armadilha, como: viver preocupado com o que outro está fazendo, a ponto de não conseguir fazer as suas próprias coisas; sentir um nível elevado de ansiedade, que pode ser descontada em comportamentos impulsivos, como na comida, no choro recorrente e etc. 

Enfim, sentir ciúme é natural até certo ponto e é importante estar atento quando estiver passando do ponto.